segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Sagrada Liturgia Parte 1

                                           
          Liturgia Maronita

Orações Iniciais
C.        Entrei em Vossa casa, Senhor, e prostrei-me diante do Vosso altar.
            Ó Rei dos Céus, perdoai-me tudo que cometi contra Vossa Majestade.
A.        Ó Rei dos Céus, perdoai-nos tudo que cometemos contra Vossa Majestade
C.        Por amor a Nosso Senhor, orai por mim.
A.        Deus aceite a tua oferenda e, por tuas preces, tenha piedade de nós.

1. ORAÇÃO INICIAL
C.  Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo, agora e para sempre.
A.    Amém.
C.         Ó Cristo Jesus, Senhor Nosso, que perdoastes os pecados ao paralítico, o curastes e o fizestes carregar o próprio leito diante de todos; ó Senhor, que tirais os pecados dos homens; fazei-nos dignos de meditar nos Vossos sinais maravilhosos, confirmai-nos pelo poder do Vosso perdão e fazei-nos participar da graça da Vossa Redenção. Rendemos glória e graças a Vós, ao Vosso Pai e ao Vosso Espírito Santo, por todos os séculos! A. Amém.
2. HINO DE LOUVOR
C.   Paz à Igreja e aos seus filhos.

A. Glória a Deus nas alturas, paz na terra e boa esperança aos homens de boa vontade.

 3. ORAÇÃO DE PERDÃO (incenso)
C.    Rendamos glória, louvor e exaltação ao Pai que quis que os homens participem do mistério do Seu amor; ao Filho que veio ao mundo para aliviar o sofrimento da humanidade com o bálsamo da Sua graça; ao Espírito Santo que derrama nos corações aflitos o orvalho de Seu consolo*; ao Bom que é digno de glória e honra neste bendito domingo, em todos os dias da nossa vida e por todos os séculos.
A. Amém.
C. Ó Cristo, Palavra do Pai e Seu Filho Unigênito, Vós que viestes por Vossa misericórdia e bondade à terra, quisestes manifestar o quanto tínheis de compaixão e amor por todos: destes ordem ao paralítico para que tomasse a sua cama e caminhasse, à vista de toda a gente, a fim de que todos cressem em Vossa divindade. Vós que devolveis a alegria a quem sofre enfermidade, nós Vos agradecemos pelo grandioso dom concedido por Vós à Vossa Igreja de remir os pecados e de perdoar os penitentes.
A.   Agora, nós Vos rogamos, ó Cristo nosso Senhor, pelo aroma deste incenso: estendei para nós a Vossa mão todo-poderosa e redimí-nos com a força do Vosso perdão. Consolidai-nos na perfeita fé em Vós, ensinai-nos os significados dos Vossos sinais e dos Vossos ensinamentos divinos. Rendemos glória e graças a Vós, ao Vosso Pai e ao Vosso Espírito Santo, por todos os séculos. Amém. (canto)
4. ORAÇÃO DO INCENSO
C.   Ó verdadeira promessa de vida, Jesus Cristo, Nosso Senhor, que curais os enfermos e sois porto de descanso e de salvação, aceitai o nosso incenso; infundi em nós Vosso conhecimento divino, estendei Vossa mão poderosa, curai nossos enfermos e os que sofrem entre nós e visitai-nos com o bálsamo do Vosso perdão. A Vós o Reino, o poder, a glória e o agradecimento, agora e para sempre.
A. Amém.
5. TRISÁGIO
C/A. Em siríaco: Qadichat aloho, qadichat haieltono, qadichat lo moiuto! Etraham ‘lain.  (3 vezes)
C. Deus Santo e Imortal, santificai nossos pensamentos e purificai nossas consciências para Vos louvarmos com puros cantos e ouvirmos Vossos Santos Livros. A Vós, a glória para sempre. A. Amém.

6. SALMO DAS LEITURAS
7. LEITURAS
Leitura do(a).. no fim,diz-se: e abençoe-me, Senhor!
C. Glória ao Senhor de Paulo e dos Apóstolos. As misericórdias de Deus desçam sobre o leitor e os ouvintes, sobre esta paróquia e seus filhos para sempre.

Evangelho
A. Aleluia! Aleluia!
C. A paz esteja convosco.
A. E com o teu espírito.
C. Do Evangelho de Nosso Senhor, Jesus Cristo, segundo N. ouviremos o anúncio da vida e a palavra da salvação.
D. Irmãos, ficai em silêncio porque o Santo Evangelho será lido para vós. Escutai, glorificai e agradecei a Palavra do Deus vivo. No final se diz: Amém, e paz + a todos vós.
A. Glória e louvor a Cristo Jesus por Suas palavras de vida!
(Homilia)
8. PROFISSÃO DE FÉ
Cremos em um só Deus, Pai Todo-Poderoso, Criador do Céu e da Terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis.
Cremos em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos. Deus de Deus, Luz da Luz. Deus verdadeiro de Deus verdadeiro. Gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele, todas as coisas foram feitas e, por nós, homens e para a nossa salvação, desceu dos Céus, se encarnou pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria e se fez homem. 
Também, por nós, foi crucificado sob Pôncio Pilatos. Padeceu, morreu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. De novo há de vir em Sua Glória para julgar os vivos e os mortos e o Seu reino não terá fim. Cremos no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, procede do Pai e do Filho e, com o Pai e o Filho, é adorado e glorificado. Ele, que falou pelos profetas e apóstolos. Cremos na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Professamos um só batismo para a remissão dos pecados, esperamos a ressurreição dos mortos e a vida nova do mundo que há de vir. Amém.
LITURGIA EUCARÍSTICA: ANTES DA ANÁFORA
1. SUBIDA AO ALTAR
C. Venho ao altar de Deus, a Deus que alegra a minha juventude. Por Vossa imensa bondade, entro em Vossa casa e me prostro no Vosso santo templo.
 A. Com Vosso temor, guiai-me, Senhor. E com Vossa justiça, ensinai-me.
C. Por amor a Nosso Senhor, orai por mim.
A. Deus aceite a tua oferenda e, por tuas preces, tenha piedade de nós.

2. OFERTÓRIO
(Faz-se a procissão com as oferendas e se reza ou canta:)
A. O Senhor reinou e se vestiu de esplendor. Aleluia!
- Eu sou o Pão da vida, proclama o Cristo, que veio das Alturas salvar o mundo.
- O Meu Pai me enviou Verbo Divino. O seio da Virgem Maria, como a terra fértil, me aceitou e os sacerdotes estão me levando em procissão, nas suas mãos, sobre o altar.
Aleluia! Aceitai, Senhor, a nossa oferenda. (ou algum outro canto latino)
C. Senhor, Deus Todo-Poderoso, que aceitastes as ofertas dos nossos pais, aceitai agora estas oferendas que os Vossos filhos apresentam como símbolo de amor a Vós e ao Vosso Nome. Derramai sobre eles as Vossas bênçãos e, em troca das suas ofertas perecíveis, dai-lhes a vida e o Reino.
A. Amém.
C. Em memória de Jesus Cristo, nosso Senhor, nosso Deus, nosso Salvador e da Sua obra salvadora, nos recordamos nesta oferenda de todos os que agradaram a Deus, principalmente da Beata Virgem Maria, Mãe de Deus, de São Maron, ... (o padroeiro do lugar) e ... (o santo do dia). Lembrai-Vos, Senhor, dos nossos pais e irmãos vivos ou mortos, membros da Santa Igreja e pelos quais a ofertamos (principalmente ...), e por todos os que participam conosco deste sacrifício. A. Amém.
O celebrante incensa as ofertas enquanto o povo canta ou reza:
A. Aleluia! Recordemos Maria, Mãe de Deus, os profetas, os apóstolos e os mártires, os justos e os sacerdotes e todos os cristãos, hoje e sempre, por todos os séculos.
OU
A. Aceitai, pela misericórdia da Vossa benevolência, ó Senhor do universo, amante dos penitentes, o puro incenso que Vos oferecem os filhos da Igreja fiel mediante seus sacerdotes para aplacar a Vossa Divindade. Como aceitastes o sacrifício de Abraão no cume do monte e Vos agradastes com o odor do incenso do sacerdote Aarão, assim Vos seja agradável o perfume do nosso incenso para que com ele sejamos aceitos por Vós.

ANÁFORA DE SÃO PEDRO, O CHEFE DOS APÓSTOLOS
1. RITO DA PAZ
C. Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo, agora e para sempre.
A. Amém.
O celebrante estende os braços
C. Ó Pai Santo, Deus da paz e Senhor da tranquilidade, fazei que sejamos dignos de nos saudarmos mutuamente com o abraço sincero em um suave e íntimo sopro de Vosso Divino Amor. Nós Vos rendemos glória e louvor, bem como ao Vosso Filho Unigênito e ao Vosso Espírito Santo, agora e por todos os séculos. A. Amém
C. Paz a ti, altar de Deus; paz às santas oferendas colocadas sobre ti; paz a ti, ó servo do Espírito Santo.
D. Saudemo-nos uns aos outros com amor e fidelidade agradáveis a Deus.
A. Bem-aventurados os pacificadores, eles serão chamados filhos de Deus.
C. Diante de Vós, nós nos inclinamos para receber a Vossa bênção e a ajuda para a nossa fraqueza porque sois o refúgio e o apoio para todos. Nós rendemos glória a Vós, a Vosso Filho Unigênito e a Vosso Espírito Santo, agora e para sempre.
A. Amém.
C. Ó Deus, Senhor nosso, que a luz de Vosso rosto nos ilumine, salve-nos dos nossos inimigos e perdoe todas as nossas faltas. Nós Vos rendemos glória e louvor, bem como ao Vosso Filho Unigênito e ao Vosso Espírito Santo, agora e para sempre.
A. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário