segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Sagrada liturgia-parte 2

2. ORAÇÃO EUCARÍSTICA
C. O amor de Deus Pai , a graça do Filho Unigênito e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós para sempre.
A. E com o teu espírito.
C. Nossos pensamentos e corações ao alto!
A. Já os temos no Senhor, nosso Deus.
C. Demos graças ao Senhor e adoremo-Lo!
A. É digno e justo.
C. Verdadeiramente, é digno e necessário louvar-Vos e exaltar-Vos, ó Criador de todo o universo. Com os Anjos e vozes de louvor, nós Vos glorificamos, proclamando e dizendo:
A. Santo, Santo, Santo sois Vós, Senhor Forte, Deus do universo. Céu e terra estão cheios de glória da Vossa Majestade. Hosana nas alturas. Bendito Aquele que veio e que virá ainda em nome do Senhor. Hosana nas alturas!
C. Vós sois Santo, ó Deus, Pai de muita misericórdia porque, por amor aos homens, enviastes o Vosso Filho ao mundo e Ele se encarnou na Virgem Maria para a nossa salvação.

PALAVRAS DA CONSAGRAÇÃO (em aramaico)
(Tradução)
Consagração do Pão:
E, naquele dia em que antecipou a sua paixão que deu a vida, Tomou o pão nas suas mãos santas, abençoou e santificou, e partiu e deu aos seus discípulos dizendo:
TOMAI E COMEI DISTO TODOS
ESTE É O MEU CORPO
QUE POR VÓS E POR MUITOS
É PARTIDO E DADO
PARA O PERDÃO DOS PECADOS E A VIDA
PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS
A.  Amém.

Consagração do Vinho:
Do mesmo modo, sobre o cálice misturado de vinho e de água, abençoou e santificou, e deu aos seus discípulos dizendo:
TOMAI E BEBEI DISTO TODOS
ESTE É O MEU SANGUE
DA NOVA ALIANÇA
QUE POR VÓS E POR MUITOS
É DERRAMADO E DADO
PARA O PERDÃO DOS PECADOS E A VIDA
PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS
A.  Amém.
C. Ele ordenou aos Apóstolos e os exortou dizendo: “Cada vez que celebrardes estes Mistérios, recordareis a Minha morte e a Minha ressurreição até à Minha vinda”.
A. Lembramo-nos da Vossa morte, Senhor, confessamos a Vossa ressurreição, esperamos a Vossa segunda vinda; pedimo-Vos a misericórdia, a bondade e o perdão dos pecados. Vossas bênçãos fiquem com todos nós.
C. Ao recordar, Senhor, a Vossa primeira vinda salvadora, e esperando a segunda no final dos tempos, nós Vos tributamos glória, implorando-Vos que não permitais que sejamos entregues, por causa dos nossos pecados, ao fogo e ao pranto quando julgardes os justos e os maus, mas sim que tenhais compaixão de nós, nos ajudeis e afasteis o Vosso olhar dos nossos pecados. Por isto, a Vossa Igreja, por Vós e conVosco, suplica ao Vosso Pai, dizendo:
A. Tende piedade de nós, Senhor, Deus Todo-Poderoso. Tende piedade de nós!
C. E nós, agora, Vossos adoradores pecadores, recebendo as Vossas graças, Vos agradecemos em tudo e por tudo.
A. Nós Vos louvamos, glorificamos, bendizemos, adoramos, confessamos e Vos suplicamos: Tende piedade de nós, Senhor, nosso Deus, e atendei-nos!
D. Como é tremenda esta hora, ó amados meus, em que o Espírito Vivo e Santo desce e repousa sobre esta oferenda colocada neste altar para a nossa santificação. Fiquemos, de pé, meditando e orando.
C. Tende piedade de nós Senhor, tende piedade de nós e enviai o Vosso Espírito Santo para que repouse sobre nós e sobre estas oferendas a fim de nos ajudar e perdoar.

C. Atendei-nos, Senhor! Atendei-nos, Senhor! Atendei-nos, Senhor! Venha o Vosso Espírito Vivo e Santo e repouse sobre nós e sobre esta oblação!
A. Kyrie eleison! Kyrie eleison! Kyrie eleison!
C. E QUE ELE FAÇA DESTE PÃO O CORPO + DE CRISTO, NOSSO SENHOR!
A. Amém.
C. E FAÇA DA MISTURA DESTE CÁLICE O SANGUE + DE CRISTO, NOSSO SENHOR!
A. Amém.
C. Estes Santos Mistérios purifiquem, de toda mancha de pecado, os corpos e as almas dos que deles participam e lhes concedam a vida eterna.
A. Amém.
3. MEMENTO
C. Aceitai, Senhor, nossos pedidos e súplicas, dai a paz à Vossa Igreja e preservai os nossos pastores, nosso Papa ..., nosso Patriarca Antioqueno ... Pedro, nosso Bispo ... e ajudai os sacerdotes, diáconos e os demais ministros de Vossa Santa Igreja para que sejam nossos intercessores diante de Vós. Nós Vo-lo pedimos, Senhor.
A. Tende piedade, Senhor (Kyrie, eleison).
D. Lembrai-Vos, Senhor, de todos os que nos pediram para lembrá-los neste sacrifício, daqueles que desejaram participar destas oferendas e não puderam e também de todos os que apóiam a Vossa Santa Igreja para que encontrem em Vós refúgio e segurança porque sois o Salvador de todos. Nós Vo-lo pedimos, Senhor.
A. Tende piedade, Senhor (Kyrie, eleison).
D. Lembrai-Vos, Senhor, dos responsáveis civis do nosso país e do mundo inteiro. Infundi, em suas consciências, o que é necessário para assegurar a Vosso povo a paz e a concórdia. Nós Vo-lo pedimos, Senhor.
A. Tende piedade, Senhor (Kyrie, eleison).
D. Lembrai-Vos também, Senhor, da Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus, de todos os Profetas, Apóstolos, Mártires e Confessores, de... (o padroeiro do lugar), ... (o santo do dia) e de todos os santos. Ajudai-nos por suas orações e concedei-nos estar junto a Vós com eles, morando para sempre na Vossa casa. Nós Vo-lo pedimos, Senhor.
A. Tende piedade, Senhor (Kyrie, eleison).
D. Lembrai-Vos, Senhor, dos veneráveis padres e doutores que descansam junto aos santos, e dos que pregaram com total dedicação a mensagem evangélica no mundo inteiro e confirmaram a Vossa Igreja na verdadeira fé. Ajudai-nos por suas orações e confirmai-nos no Vosso amor. Nós Vo-lo pedimos, Senhor.
A. Tende piedade, Senhor (Kyrie, eleison).
C. Lembrai-Vos, Senhor, benignamente dos nossos pais, irmãos e mestres e de todos os féis falecidos aqui e em todos os lugares. Perdoai-nos os pecados e as faltas, a nós e a eles, porque ninguém é sem pecados, senão o nosso Senhor e Deus e Salvador, Jesus Cristo, mediante Quem esperamos receber as misericórdias e o perdão dos pecados para nós e para eles.
A. Dai, Senhor, o descanso eterno aos defuntos e perdoai os pecados que cometemos consciente e inconscientemente.
C. Perdoai-nos os pecados, Senhor, a nós e a eles. Assim, será glorificado, em nós e em tudo, o Vosso bendito nome com o nome de nosso Senhor Jesus Cristo e de Vosso Espírito Santo por todos os séculos.
A. Como era no princípio, é agora e assim seja para sempre. Amém!
4. FRAÇÃO, MISTURA E ELEVAÇÃO DO PÃO
(o celebrante faz a fração e a mistura, com orações em silêncio. Na elevação diz junto com o povo:)
C/A. Ó Sacrifício delicioso, que Vos entregastes por nós! Ó Imolado Redentor, que oferecestes Vós mesmo ao Vosso Pai! Ó Cordeiro, que fostes de Vós mesmo o Pontífice sacrificador! Fazei, por Vossa misericórdia, que a nossa súplica seja um suave incenso que, mediante Vós, elevamos ao Vosso Pai. Glória a Vós para sempre!
5. PAI NOSSO E RITO DE PENITÊNCIA
C. Ó Deus Pai, nossa força e nosso consolo na fraqueza, nós Vos suplicamos que nos purifiqueis de toda mancha de pecado e que aceiteis esta oferenda para que, juntos, Vos invoquemos em uma só voz, dizendo:
C/A. Pai Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal porque Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.
C. Não nos deixeis cair em tentação, Senhor, porque não temos forças para suportá-la, mas livrai-nos de todo Mal porque Vosso é o reino, o poder e a glória, com o Vosso Filho Unigênito e o Vosso Espírito Santo, agora e para sempre.
A. Amém.
C. A paz esteja convosco.
A. E com o teu espírito.
D. Inclinai as vossas cabeças diante de Deus misericordioso, diante do Seu altar e diante do Corpo do nosso Salvador e do Seu Sangue que dá vida a quem O recebe e aceitai a bênção do Senhor.
C. Abençoai, Senhor, Vossos adoradores que, inclinando-se diante de Vós, Vos suplicam que lhes concedais serem dignos das Vossas misericórdias e do perdão dos pecados, pois sois Todo-Poderoso e rico de misericórdia. Nós Vos rendemos glória e louvor, bem como ao Vosso Filho Unigênito e ao Vosso Espírito Santo, agora e para sempre.
A. Amém.
C. A graça da Trindade Santa eterna e consubstancial na essência, esteja com todos vós para sempre!
A. E com o teu espírito.
D. Olhe cada um de nós para Deus, com respeito e devoção, pedindo a Sua clemência e misericórdia.
6. RITO DA COMUNHÃO
C. Os Santos Mistérios se dão aos santos em perfeição, pureza e santidade.

A. Um só Deus Santo, um só Filho Santo, um só Espírito Santo. É bendito o nome do Senhor porque é único no céu e na terra. A Ele a glória para sempre. Amém.
C/A. Fazei-nos dignos, ó Senhor nosso Deus, de que o nosso corpo se santifique pelo Vosso Corpo Santo, a nossa alma se purifique pelo Vosso Sangue misericordioso e a nossa comunhão seja para a remissão dos pecados e para a vida eterna. Deus e Senhor nosso, a Vós a glória para sempre. Amém.
(comunhão)
(Depois da comunhão, dando a benção com as Oblatas, o celebrante diz:)
C. Novamente, nós Vos confessamos e Vos elevamos louvores, Senhor, porque nos destes como comida o Vosso Corpo e como bebida o Vosso Sangue vivo. Ó Senhor , que amais todos os homens, tende piedade de nós!
A. Tende piedade de nós, ó Deus, clemente, misericordioso e amante dos homens. Tende piedade de nós!
7. AÇÃO DE GRAÇAS
C. Reconhecidos, Senhor, nós Vos agradecemos este dom que nos concedestes ainda que sejamos indignos dele. Não nos confundais, Senhor, por causa dos nossos pecados, mas antes ajudai-nos e salvai-nos. Nós Vos glorificamos e damos ação de graças a Vós, a Vosso Filho Unigênito e a Vosso Espírito Santo, agora e para sempre.
A. Amém.
C. A paz esteja convosco.
A. E com o teu espírito.

C. Estendei, ó Senhor Jesus, a Vossa mão direita e abençoai Vosso povo. Preservai-o por Vossa Cruz e concedei-lhe proteção e refúgio. Dai-lhe a perfeição pela abundância de Vossas bênçãos. Juntos, rendemos glória e ação de graças a Vós, a Vosso Pai e a Vosso Espírito Santo, agora e para sempre.
A. Amém.
8. BÊNÇÃO FINAL
C. Ide em paz, caríssimos irmãos, fortalecidos pelo alimento e pelas bênçãos que recebestes do altar do Senhor e vos acompanhe a bênção da Santíssima Trindade, Pai Filho e Espírito Santo, Deus Uno. Glória a Ele para sempre.
A. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário